Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013



A FARSA DO SALMÃO

O salmão considerado um dos peixes mais benéficos à saúde, sendo aclamado por aí por nutricionistas e médicos que simplesmente parecem ignorar ou desconhecer sua verdadeira origem. Entre os argumentos para o seu consumo, declaram que o salmão carrega uma grande quantidade de Ômega 3, Vitaminas A, D, E, do Complexo B,  Magnésio e Ferro. OK. Seria bom, se não fosse por um enorme porém:
O salmão encontramos nas prateleiras do supermercado não é tão benéfico assim. Encontramos aqui o salmão criado em cativeiro vindo do Chile, que é diferente do salmão selvagem encontrado na América do Norte.
Damos como certo de que a carne do peixe é rosa alaranjada ou ‘salmão’. Porém, esta regra se aplica somente ao peixe de alto-mar, que passa a vida em liberdade no oceano para subir os rios na época da reprodução e morrer em seguida.
Esse peixe é raro, caro, delicioso e belamente colorido por conta de sua dieta à base de camarão e krill. No total, ele representa míseros CINCO POR CENTO do salmão vendido nos Estados Unidos, e praticamente não chega ao Brasil.
A maioria esmagadora do peixe encontrado nos mercados de todo o mundo é criado em fazendas subaquáticas e tem uma cor que vai do cinza ao bege-claro, passando no máximo por um rosa pálido. Para ficar com o mesmo tom do salmão selvagem ele recebe uma ração com aditivos sintéticos, derivados de petróleo.
As substâncias astaxantina e cantaxantina são iguais às que, na natureza, tingem a carne do salmão. Em doses normais, são inofensivas e usadas também em outros tipos de alimento como por exemplo, na ração de galinhas, para que a gema do ovo fique mais amarela. Mas, em grandes quantidades, podem causar problemas de visão e alergias. Além disso, estudos apontam que o corante (astaxantina) é tóxico e cancerígeno (100g de salmão com corante equivale em toxinas a 1 ano de enlatados).
A verdade é que este peixe, que recebeu a fama de super alimento, repleto de Ômega 3, que combate o colesterol ruim, é anti-inflamatório e traz inúmeros benefícios para o consumidor... não passa de um produto fake. Para piorar a situação, muitas vezes os peixes são criados em ambientes anti-higiênicos, recebem antibióticos, tem o dobro de gordura e em sua maioria de gordura saturada (péssima) e quase nada de Ômega 3 (boa). Por conta disto, os peixes recebem altas doses de antibióticos e fungicidas. Ou seja: mais contaminação na sua carne.
E vocês sabiam que quase todo o salmão vendido no Brasil vem do Chile???
Quer dizer… você começa a consumir com frequência o salmão, querendo fazer bem a sua saúde, e sem saber vai acabar desenvolvendo problemas de saúde que você não tinha.

Fonte: http://liasergia.wordpress.com/2011/03/15/a-farsa-do-salmao/


Um documentário interessantíssimo sobre o salmão, sem contar as paisagens belíssimas da Colúmbia Britânica:


Nenhum comentário:

Postar um comentário